Plano de Curso Língua Portuguesa
2014
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos o uso de diferentes linguagens, textos e falas como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Assumir a concepção de língua como discurso que se efetiva nas diferentes práticas sociais, os objetivos a seguir fundamentarão todo o processo de ensino:
- Empregar a língua oral em diferentes situações de uso, sabendo adequá-la a cada contexto e interlocutor, descobrindo as intenções que estão implícitas nos discursos do cotidiano e posicionando-se diante dos mesmos;
- Desenvolver o uso da língua escrita em situações discursivas realizadas por meio de práticas sociais, considerando-se os interlocutores, os seus objetivos, o assunto tratado, os gêneros e suportes textuais e contexto de produção/leitura;
- Refletir sobre os textos produzidos, lidos e ouvidos, atualizando o gênero e tipo de texto, assim como os elementos gramaticais empregados na sua organização;
- Aprimorar, pelo contato com textos literários, a capacidade de pensamento crítico e a sensibilidade estética dos alunos, proporcionando através da Literatura, a constituição de um espaço dialógico que permita a expansão lúdica do trabalho com as práticas da oralidade, de leitura e da escrita
- 6º ano
Conteúdos:
- Leitura de gêneros textuais;
- Textos narrativos ( fábulas, crônicas, lendas, poemas, poesias, acrósticos) Textos descritivos.
- Compreensão e interpretação de textos;
- Produção textual e Reestruturação de textos;
- Análise linguística; vocabulário, alfabeto, tipos de letras;
- Ortografia, pontuação, fonética;
- Letras e fonemas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, silaba tônica, classificação;
- Divisão silábica, acentuação gráfica;
- História em quadrinhos;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Tipos de frases;
- Reforma ortográfica;
- Substantivos: classificação;
- Pontuação;
- Adjetivos;
- Artigo;
- Numeral;
- Uso do eu e mim;
- Uso do mal e mau;
- Verbos (presente, passado e futuro);
- Pronomes pessoais: retos, oblíquos e tratamento;
- Sinônimos, antônimos;
- Sujeito;
- 7º ano
Conteúdos:
- Leitura de gêneros textuais, textos narrativos (fábulas, crônicas, lendas, poemas, bilhetes, acrósticos, charges, parodias, poesias, poemas);
- Textos jornalísticos;
- Compreensão e interpretação de textos;
- Produção textual e reestruturação textual;
- Analise linguística;
- Ortografia;
- Uso dos porquês;
- Pontuação;
- Verbos (pessoa, número, conjugação);
- Modo indicativo;
- Tipos de pronomes;
- Preposições;
- Reforma ortográfica;
- Advérbios;
- Frase, oração, período;
- Uso do mal, mau;
- Língua informal, língua culta;
- Vozes verbais;
- 8º ano
Conteúdos:
- Revisão de classes de palavras;
- Ortografia;
- Acentuação;
- Produção, leitura, interpretação textual ( contos, cartuns, fábulas, crônicas, charges, textos humorísticos);
- Introdução a textos dissertativos;
- Narração e seus elementos;
- Reforma ortográfica;
- Discurso direto e indireto;
- Orações coordenadas;
- Tipos de predicado;
- Tipos de sujeito;
- Revisão pronomes;
- Revisão preposições;
- Advérbios;
- Uso dos porquês;
- Os três modos verbais;
- Vozes verbais;
- Homônimos e parônimos;
- Conotação, denotação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário