EEB.SARA CASTELHANO KLEINKAUF
GUARACIABA -- SC
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESAPROFESSORA: MARIVANE DEMOZZI ROSSETTI
PLANO DE ENSINO 2013
O ensino da Língua Portuguesa deve ser o instrumento
fundamental por meio do qual o estudante solidificará o processo de
ensino-aprendizagem nas demais disciplinas e ao longo de sua vida escolar e
também fora dela.. Nesse contexto, a produção textual, a leitura, a
interpretação, a ortografia e a fala, deverão ser entendidas como possuidoras
de estruturas básicas, advindas do processo linguístico e que podem ser
compreendidas e reproduzidas por seu sujeito, uma vez que ele é parte
constituinte do processo de comunicação que relaciona o homem ao mundo que o
cerca e, especificamente na sua área de atuação, capacitando-o para a comunicação
eficaz.
OBJETIVOS GERAIS
Propiciar aos alunos o uso de diferentes linguagens, textos
e falas como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e
usufruir as produções;
Utilizar a língua portuguesa para compreender e produzir
textos orais e escritos, em contextos públicos e privados, atendendo a
diferentes situações de comunicação.
O ensino de língua materna deve estar voltado para que o
aluno:
Seja usuário da língua, sabendo expressar-se adequadamente
em diferentes situações, fazendo-se entender; seja capaz de ouvir o outro com
respeito e solidariedade;Torne-se um leitor capaz de reconhecer diferentes tipos de texto e seus portadores; leia por prazer; leia para informar-se; seja capaz de seguir instruções escritas, perceba a intencionalidade dos diferentes tipos de textos: poéticos, de enredamento, de convencimento, argumentativos, narrativos e outros.
Saiba refletir sobre a língua, trabalhando os aspectos de
organização que comprometem a clareza, coerência e coesão de seus textos, bem
como os aspectos gramaticais que constituem dificuldades no uso da modalidade
escrita da língua culta.
METODOLOGIA
6ª ANO ( 61, 62)
Leitura,
interpretaçãoProdução textual ( descrição, narração, lendas, fábulas, reportagens)
Ortografia
Caligrafia
Origem da língua Portuguesa;
Letra e fonema ( hiato, ditongo, tritongo)
Encontro consonantal, vocálico, dígrafo
Acentuação
Separação de sílabas
Substantivos( classificação, flexão, gênero, numero, grau
Adjetivo (classificação)
Artigo (classificação)
Pronome
7ª ANO (71, 72, 73)
Leitura,
interpretação;Produção textual ( narração, parágrafos, poesia)
Ortografia;
Caligrafia;
Verbos (tempos, modos)
Imperativo (formação)
Estrutura do parágrafo;
Pontuação;
Vozes verbais;
Diálogos;
Língua informal, língua culta;
ENSINO
MÉDIO
TURMA 225
Análise e Produção Textual;Coesão/coerência;
Argumentos.
Ortografia;
Definição entre Romance e Romantismo;
Romantismo, Realismo/Naturalismo/ Parnasianismo/ Simbolismo:
conceito; contexto histórico; características; autores e obras.
Oratória;
Leitura, interpretação e produção textual;
Classes gramaticais,
TURMAS 300,331,332
Leitura, interpretação, produção textual;Pré- Modernismo, Modernismo , Literatura Contemporânea
Conceito, características, momento histórico, autores e obras;
Literatura Catarinense;
Dissertação;
Argumentação;
Retatório;
Orações coordenadas;
Concordância nominal e verbal;
Crase;
Ortografia;
Regência verbal ;
TURMA 400
Relatório;
Oratória;Argumentação;
Projeto;
Correspondência oficial
Elementos de ligação;
Concordância nominal e verbal;
Regência verbal;
Crase
Ortografia.
Avaliação escrita; apresentação de trabalhos individuais e em grupo; produção textual; recuperação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário